Menu

Universidade Positivo

News

Ver todos 03 de outubro

Parceria com MIT para uso da inteligência artificial

Nos próximos dois anos, a Universidade Positivo (UP) e outras instituições de ensino de Curitiba (PR) farão parte do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o laboratório Senseable City Lab (SCL), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), para oferecer ferramentas de suporte ao ordenamento urbano. Pelo acordo, a cidade passará a aplicar cada vez mais a inteligência artificial para mapear os pontos críticos em diferentes setores e propor soluções, apoiada pela instituição americana.

Ao longo de 24 meses, serão definidas e formatadas as ferramentas, com acompanhamento do processo por missões técnicas do SCL. Entre os exemplos de trabalhos aplicados pelo laboratório com o uso da inteligência artificial e o suporte de plataformas existentes, como o Google Street View, estão o Treepedia (de mapeamento e inventário de zonas verdes urbanas) e o Underworlds (que efetua a coleta de amostras de esgoto por robôs em alguns lugares do mundo).

No dia 24/09, o pesquisador e doutorando do MIT em Sistemas de Infraestrutura Urbana com Inteligência Artificial, Ricardo Álvarez, ministrou uma palestra no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para técnicos da prefeitura e professores da UP, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), que farão parte do trabalho. Um workshop também foi realizado no dia 27/09, no Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

www.up.edu.br

Facebook

Social Media

Highlights