Menu

Educational Technology

News

Ver todos 10 de setembro

Inovação educacional

Patrocinado pela Positivo Tecnologia Educacional, o maior festival de inovação educacional da América Latina, o “Let’s Go Festival”, foi realizado nos dias 3 e 4/9, no campus da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). O evento destacou a importância da inserção tecnológica no ensino, projetou o ambiente escolar para os próximos 20 anos e proporcionou oportunidades de conexões e aprendizado. A programação contou com apresentações de mais de 300 palestrantes, em mais de 12 formatos de explanação e troca de ideias, que apontaram caminhos para a escola do futuro, além da exposição de projetos educacionais, festival de curtas, palestras invertidas (os participantes recebem um conteúdo virtualmente e, no momento da palestra, questionam e interagem com o palestrante), construções coletivas e entrevistas com educadores.

Uma das presenças marcantes foi o universitário David Aguilar que, nascido sem o antebraço direito, encontrou no brinquedo da infância uma solução para a sua vida. Usando peças de LEGO®, Aguilar já está em seu quarto modelo de prótese. Ele, que cursa Bioengenharia na Universitat Internacional de Catalunya, na Espanha, projetou o primeiro braço com os blocos de plástico quando tinha apenas 9 anos. O jovem se aperfeiçoou a cada novo modelo e hoje, aos 19 anos, conseguiu aumentar significativamente a sua capacidade de movimentação. Seu sonho é projetar membros robóticos acessíveis para todos aqueles que precisam, e divulgar a mensagem de que é possível usar o ambiente escolar para incentivar, de forma prática e divertida, a tecnologia a favor da sociedade.

Também foi destaque o painel sobre inovação e robótica, apresentado pelo diretor do Centro de Recurso de Educadores da NASA, Todd Ensign, o qual abordou ferramentas que os professores podem utilizar para prender a atenção em sala de aula em uma sociedade cada vez mais conectada, tecnológica e digital.

Outro nome que enfatizou a necessidade de atrair o mundo da inovação para a sala de aula foi Davi Braga. Aos 13 anos, ele criou a startup LIST-IT, com foco na venda de materiais escolares, e vendeu seu empreendimento, aos 18 anos, por R$ 600 mil.

As palestras realizadas no evento estão disponíveis no YouTube. Clique aqui para assistir.

Notice: Undefined index: 11 in /var/www/positivo.com.br/application/modules/site/controllers/NoticiasController.php on line 67