Menu

Instituto Positivo

Notícias

Ver todos 28 de outubro

ADE Granfpolis promove workshop para dialogar sobre plano de carreira

Com cerca de 1 mil alunos, o município de Alfredo Wagner (SC), integrante do ADE Granfpolis, melhorou o resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dois anos após a formulação de um novo plano de carreira. Em 2013, a cidade obteve resultado de 6 no Ideb, 6.1 em 2015 e 6.7 em 2017, acima da meta projetada de 6 pelo Ministério da Educação.

Em 2015, a Secretaria de Educação do município montou uma comissão formada por representantes do sindicato, de professores, da contabilidade, da administração, assessoria jurídica e técnicos para a construção de um documento que agregasse interesses de servidores e da administração municipal. O primeiro passo foi fazer um estudo do que já existia, com a premissa de construir um plano para que todos pudessem receber o piso salarial, sem afetar o orçamento do município. Para isso, foram estabelecidas mudanças como o aumento da carga horária de 20 para 40 horas semanais, salário-base de acordo com o piso nacional do Magistério e reposição salarial para os docentes defasados. Também foi incorporada a possibilidade de os profissionais trabalharem em escolas próximas de onde moram.

Ao identificar os excelentes resultados de Alfredo Wagner, o ADE promoveu uma oficina para que as práticas pudessem ser compartilhadas e servissem de inspiração para os outros municípios que participam do Arranjo. Os secretários de educação saíram com ideias inspiradoras de práticas que podem ser replicadas nas suas cidades.

A secretária Municipal de Educação de Alfredo Wagner, Valneide Cunha Campos, afirmou que o território está evoluindo com o ADE e que oficinas como essa fortalecem ainda mais o projeto. “Exemplos que vemos aqui podem ser aproveitados em outros municípios para também melhorar os índices de aprendizagem”, ressaltou.

www.institutopositivo.com.br

Outras Páginas

  • LinkedIn
  • Facebook

    Redes Sociais

    Em destaque