Menu

Instituto Positivo

Notícias

Ver todos 13 de novembro

Projeto Gestores Escolares em Movimento está a todo vapor

Um dos principais focos do programa ADE Granfpolis neste ano é proporcionar aos gestores de escolas públicas um espaço de diálogo organizado e de troca de experiências, visando contribuir com o fortalecimento dos ambientes educacionais. Pensando nisso, foi criado o projeto "Gestores Escolares em Movimento", uma iniciativa que propõe encontros periódicos entre coordenadores pedagógicos e diretores escolares da região da Grande Florianópolis. Os encontros foram divididos em oito dimensões, portanto oito módulos, que tratarão de temas importantes para o cotidiano desses profissionais. 

Para atender todos os municípios que participam do Arranjo, o projeto está sendo organizado em pólos, e dois deles já foram realizados, atendendo aos municípios de Anitápolis, Angelina, Alfredo Wagner, São Bonifácio, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis e São José. A primeira dimensão tratou de questões sobre o ambiente físico escolar, como a estruturação de um ciclo de gestão na escola, a utilização de recursos, o aperfeiçoamento, planejamento e prestações de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), iniciativa do Governo Federal. Os participantes do encontro puderam trocar ideias e tirar dúvidas.

José Carlos Borges, diretor da Escola Municipal Professora Manila Campos da Rosa, em Anitápolis, afirmou que o espaço atendeu suas expectativas e, apesar de tratar de um tema complexo, o encontro foi esclarecedor. "No dia, conseguimos esclarecer muitas dúvidas, principalmente sobre aplicação de recursos na educação. Foi muito bom, todos saíram com uma sensação de dever cumprido, com vontade de saber mais e de participar dos outros módulos para trocar ideias. Sem contar que, nessas trocas de ideias, a gente percebe que municípios vizinhos passam pelo mesmo problema que a gente e que, às vezes, a troca de conhecimento consegue esclarecer dúvidas e conseguir resolução de problemas cotidianos em nosso ambiente escolar", comentou.

Os próximos três encontros, ainda sobre o mesmo tema, irão atender aos municípios de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Palhoça, Garopaba, Paulo Lopes, Biguaçu, Águas Mornas, Antônio Carlos, Rancho Queimado e Leoberto Leal. As outras sete dimensões estão previstas para acontecer no próximo ano, dando continuidade no projeto.